terça-feira, 30 de abril de 2013

PROGRAMAÇÃO MAIO 2013


Temporada de shows para ficar na memória

Maio costuma ser um mês especial e, esse ano, promete entrar para história de muita gente. Nada menos que Sir Paul McCartney desembarca na cidade para mostrar porque se tornou uma lenda viva da música. Sua apresentação na Arena Castelão, dia 9, é a realização de um sonho para os fãs do ex-Beatle.

E tem muito mais gente boa chegando para apresentações memoráveis. Estão confirmados João Bosco, Pedro Mariano, Humberto Gessinger, Otto, Mallu Magalhães, além de uma turma cujo nome é sinônimo de festa e curtição: Naldo, MC Koringa, Saulo Fernandes... Isso sem falar no rock do Matanza, Cidadão Instigado e Cachorro Grande.

Quem prefere um programinha básico, pode contar com grandes estreias nas telonas. Caso de "Faroeste Caboclo" e "Somos tão jovens" (legado da Legião Urbana).

Gastronomia, dança, teatro, exposições, humor e infantis reforçam a Mega Agenda do mês.

Feira da Música
A Feira da Música chega à sua 12ª edição em novo formato: um programa continuado de ações por todo o ano, não mais apenas um evento pontual. Para abrir os trabalhos em grande estilo, a primeira atividade será o lançamento do Programa Feira da Música 2013, nos dias 3 e 4 de maio, com atrações como o hip hop de Don L (foto), o metalcore da banda Innosense e a performance fora do comum de Verônica Decide Morrer.

Especial

Dias 2 a 5

VIII Festival da Música Instrumental
A música instrumental nordestina contemporânea tem lugar garantido no VIII Festival da Música Instrumental. A programação diversificada contempla novos músicos e grupos - Thiago Almeida Trio (CE) e Rivotrill (PE) - além de consagrados instrumentistas, como Xisto Medeiros (PB) e Chiquinho França (MA). No Theatro José de Alencar. (3262.7230).

Dias 3 e 4

Lançamento Feira da Música 2013
Consolidado como um dos maiores eventos do gênero no País, o programa abre-se este ano para novos formatos e ideias. Para compor a programação da festa, que começa a partir de 20 horas, foram selecionados seis artistas/grupos de Fortaleza. O hip hop de Don L, o metalcore da banda Innosense e a performance fora do comum de Verónica Decide Morrer serão as atrações da sexta-feira (3). Já no sábado (4), o som pop de Vitoriano, o ritmo tradicional da Dona Zefinha e o erudito do Siara Quarteto prometem contagiar o público presente. No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Ingressos: R$ 8,00 (inteira), R$ 4,00 (meia). http://www.feiradamusica.com.br/

Dias 4 e 5, 11 e 12

4º Festival de Gastronomia iPark
Chefs renomados e restaurantes convidados apresentam suas criações em dois fins semana. O evento é realizado no iPark Complexo Turístico, em Maranguape, a 30 quilômetros de Fortaleza. Trata-se de uma oportunidade única para que os visitantes possam saborear as delícias da culinária cearense ao mesmo tempo em que desfrutarão das inúmeras atrações que o parque oferece no Campo de Lazer, Campo de Aventura e Campo Tático.

De 15 a 18

VII Festival Passo de Arte Norte e Nordeste
Com uma programação que inclui solos, duos, trios ou conjuntos em balé clássico de repertório ou clássico livre, contemporâneo, jazz, sapateado, danças urbanas e danças populares, chega à 7ª edição o Passo de Arte Norte e Nordeste. De 15 a 19 de maio, o evento leva cerca de 1.500 bailarinos ao palco do Teatro do Via Sul Shopping, em Fortaleza. (3052-8027).

Dia 17

Behance Portfolio Review
Jornada de palestras sobre assuntos relacionado à arte, design e empreendedorismo e ainda apresentações e partilhas dos portfolios criativos convidados. No Mambembe (Rua dos Tabajaras, 368 - Praia de Iracema). (9659.0444).

Dia 18

Green day Eco Festival
Pensando na força da arte como catalisadora de mudanças e canal de comunicação de grande alcance, é que o projeto Green Day se destaca no cenário local. Na Praça Verde

Show

Dias 2,3,4 e 5
João Bosco
 

O cantor João Bosco se apresenta no Teatro da Caixa, em show que marca as comemorações por suas quatro décadas carreira. O espetáculo "40 anos" reúne sucessos do músico, como "Papel Machê", "Quando o Amor Acontece", "Jade" e "Memória da Pele", além de canções dos seus últimos trabalhos. (Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema). (3453.2770).

Dia 3

Matanza e Blind pigs

 A banda de hardcore punk Matanza volta a Fortaleza para lançar o novo CD "Thunder Dope". Já os paulistas da Blind Pigs comemoram os 20 anos de carreira com a turnê "Suor, cerveja e sangue". Os shows acontecem no Completo Armazém. (Av. Almirante Barroso, 444 - Praia de Iracema). (3219.4322).

Som de Bob 
Sob o comando dos músicos Hélio Bentes (Ponto de Equilíbrio), Zeider Pires (Planta & Raiz), Marceleza (Maskavo) e Dudu Aire, o grupo Som de Bob desembarca em Fortaleza, na barraca Biruta. O projeto surgiu com o intuito de homenagear o rei do reggae, Bob Marley. (Av. Zezé Diogo, 4111 - Praia do Futuro). (3021.7186).

Superdrive 
Na primeira sexta-feira do mês, o músicos Caio Castelo, Miguel Cordeiro e Felipe Cazaux apresentam show autoral. No Órbita Bar. (Rua Dragão do Mar, 207 - Praia de Iracema). (3453.1421).

Dia 4

Idrink in Rio 
A nova edição da festa carioca apresenta, pela primeira vez em Fortaleza, na barraca Fortal Beach, o grande sucesso da atualidade, MC Koringa. As bandas Frennesy, Lagosta Bronzeada, o cantor Ivo Brown e o DJ Caio completam a animação da noite. (Av. Zezé Diogo, 6421 - Praia do Futuro). (3254.3635).

Arraiá do poeta 
A grande atração da festa, que promete ser uma prévia das festas juninas, será o cantor Dorgival Dantas. O show, que acontecerá na barraca Crocobeach, reunirá os maiores sucessos da carreira do poeta do forró. A banda Pé de Ouro e a dupla Brenno & Zeu completam a animação da noite. (Av. Zezé Diogo, 3125 - Praia do Futuro). (3251.9600).

Dia 9

Paul McCartney
 

Fortaleza finalmente entrou na rota dos grandes shows e recebe, pela primeira vez na capital cearense, o ex-Beatle Paul McCartney. O show, que acontecerá na recém-inaugurada Arena Castelão, será baseado na turnê "On The Run", que reúne clássicos dos "fab four" e da carreira solo do cantor inglês. (Av. Alberto Craveiro, s/n - Passaré). (3033.1010).

Dias 10,11 e 12

Mallu Magalhães
 

A cantora e compositora Mallu Magalhães retorna a Fortaleza e promete agradar os fieis fãs cearenses. O show, que acontece no Teatro da Caixa, será baseado no terceiro e último disco lançado pela paulista, "Pitanga". (Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema). (3453.2770).

Dia 10

Luau do bom
 

A festa reunirá o melhor do forró e do sertanejo. A animação da noite, que acontecerá no Sítio do Papai, fica por conta das bandas Forró do Bom, Forró do Movimento e do "rei do arrocha" Matheus Fernandes. (Estrada do Porto das Dunas). (3264.8091).

Dia 11

Rebeldes

Os protagonistas da novela homônima se apresentam mais uma vez em Fortaleza, no Siará Hall. O show marca o fim do "folheteen". (Av. Washington Soares, 3199 - Edson Queiroz). (3278.8400).

Locofest 
De volta a Fortaleza, depois de se lançar em carreira solo, Saulo apresenta seus maiores sucessos no Mucuripe Club. O cantor Naldo completará a animação da festa com muito funk. (Travessa Maranguape, 108 - Centro). (3458.0400).

Fliperama #58 
Após o sucesso da edição de abril, a Fliperama repete a dose no Órbita Bar. A festa foge do convencional e aposta nos estilos indie, rock e pop anos 80. Os DJs Dado, Marquinhos e DennisDead, que comandam a noite, fazem parte da cena musical e ajudaram a criar a cultura dançante "rocker" de Fortaleza. (Rua Dragão do Mar, 207 - Praia de Iracema). (3453.1421).

Fresno 
A banda de rock brasileira Fresno retorna a Fortaleza e se apresenta no The Club Music. O show dos gaúchos será baseado no último CD do grupo, "Infinito", lançado em 2012. As bandas cearenses No Clear e Charlotte Mecânica fazem a abertura da noite. (Av. Carlos Jereissati, 1600 - Aeroporto). (8644.9188).

Dia 17

Missa
 

Thiago Martins desembarca em Fortaleza para lançar sua carreira solo e é a grande atração da festa Movimento dos Interessados em Sacudir Sua Alma, a Missa, que acontecerá na barraca Crocobeach. O cantor XéPop, a dupla Luis Marcelo & Gabriel e os DJs Tartaruga e Flavinho completam a animação da noite. (Av. Zezé Diogo, 3125 - Praia do Futuro). (3251.9600).

Superdrive
Os músicos cearenses da Cliftons apresentam show cover da banda norte-americana Pearl Jam. No Órbita Bar. (Rua Dragão do Mar, 207 - Praia de Iracema). (3453.1421).

Dia 18

Gaiola das Popozudas
O grupo Gaiola das Popozudas, comandado por Valeska Popozuda, se apresenta na boate Donna Santa e promete animar os cearense ao som de muito funk, no melhor estilo "proibidão". (Rua Dragão do Mar, 308 - Centro). (3219.1164).

Dias 24, 25 e 26

Pedro Mariano
 

Neste show, que acontecerá no Teatro da Caixa, Pedro Mariano apresenta músicas de novos compositores da MPB e outros já consagrados do público brasileiro. Os grandes sucessos de sua carreira também prometem dar o tom do espetáculo. (Avenida Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema). (3453.2770).

Dia 24

Chimarruts na praia
 

A banda de reggae Chimarruts retorna a Fortaleza em show que promete reunir os maiores sucessos do grupo gaúcho. Na barraca Marulho. (Av. Zezé Diogo, 3007 - Praia do Futuro). (3230.1917).

Humberto Gessinger 
O ex-vocalista do Engenheiros do Hawaii está de volta a Fortaleza. Comemorando 50 anos de idade, o cantor apresenta ao público cearense a turnê "A voz e a alma dos Engenheiros do Hawaii", na Praça Verde do Dragão do Mar. (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). (3033.1010).

Superdrive 
Os músicos cearenses da Dead Leaves apresentam show cover do Red Hot Chilli Peppers. No Órbita Bar. (Rua Dragão do Mar, 207 - Praia de Iracema). (3453.1421).

Dia 25

Cachorro grande
 

A banda de rock Cachorro Grande se apresenta mais uma vez em Fortaleza, no Black Jack Club. Para o show, o grupo deve investir nos principais sucessos da carreira. (Rua Dragão do Mar, 198 - Praia de Iracema). (8644.9188).

Dia 31

Guilherme Arantes
 
Ícone da década de 80, o músico e compositor Guilherme Arantes apresenta os maiores sucessos de sua carreira, no Teatro da Caixa. Apresentação continua nos dias 1 e 2 de junho. (Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema). (3453.2770).

Noite fora do eixo 
A festa, que acontecerá no Órbita Bar, terá como atrações a banda de rock pernambucana Autoramas e o grupo fortalezense autoral Vatz. (Rua Dragão do Mar, 207 - Praia de Iracema). (3453.1421).

Teatro

Dias 3, 4 e 5

E se o sol desse bom dia

 Em cena, as personagens são analisadas fora do contexto histórico, no qual mostra o homem moderno, visto de forma idealista, sozinho e oprimido pela realidade brutal. Às 19h, no Theatro José de Alencar. Ingresso: R$5. Tel.: 3452.9000.

Manual de sobrevivência do casamento 
Por meio de um manual de regras para a boa convivência no casamento, o grupo conta a história de duas pessoas que decidem casar-se no ardor da paixão e, depois, sofrem as consequências dos conflitos da vida de casal. Dias 3 e 4, às 21 horas e dia 5, às 20 horas, no Teatro Via Sul. Ingressos: R$30 e R$ 60. Tel.: 3052-8027.

Dias 4 e 5

Super-heróis
 

Espetáculo infantil reúne os grandes super heróis das histórias em quadrinhos. Às 16 h, no Teatro Via Sul. Ingressos: R$ 25 e R$ 50. Tel.: 3052-8027.

Dias 8 a 12

Paideia
 

Novo espetáculo de dança da Companhia Edisca. No Theatro José de Alencar. Ingressos: R$ 10 e 20. Tel.: 3452.9000.

Dias 11 e 12

Papilo - uma travessia
 

Diálogo entre a poesia e a música, a realidade e o sonho, apresentando as metamorfoses pelas quais passamos na vida para superar nossos medos. Às 17h, no palco do Theatro José de Alencar. Ingressos: R$ 3,00 e 6,00. Tel.: 3452.9000.

Dia 15

Leonce e Lena 
O casal de jovens nobres, o príncipe Leonce e a princesa Lena, estão prometidos em casamento, mas fogem porque rejeitam a ideia. Às 14h e 19h, no CUCA Che Guevara. Tel.: 3237-4688. Gratuito.

Dia 18

Show do Mickey
 

Espetáculo que tem como personagem principal o ratinho mais famoso da TV, Mickey Mouse e sua turma, prometendo um momento de muita alegria e diversão para toda a família. Às 17h, no Theatro José de Alencar. Ingressos: R$ 15 e 30. Tel.: 3452.9000.

Dia 19

A pequena Sereia
 

Adaptação do conto clássico da Princesa dos Mares, Ariel em busca de seu grande amor que vive na Terra. Às 17h, no Theatro José de Alencar. Ingressos: R$ 15 e 30. Tel.: 3452.9000.

Dias 24, 25 e 26

Gatos - uma noite felina
 

Espetáculo baseado no musical da Broadway. Em uma noite especial, os gatos se reúnem para o anúncio da nova rainha da Gatolândia, que será feito pelo líder sábio e benevolente Gato Spinasé. Sexta, às 21h, sábado e domingo, às 16h, no Teatro Via Sul. Tel.:3052-8027.

Dia 27

Que bicho é esse?

 A peça mescla diversas linguagens artísticas numa proposta contemporânea de teatro infantil. A encenação acaba por tratar de forma "poética e lúdica" de questões ligadas às diferenças das minorias. Às 20h, no Teatro Via Sul. Ingressos: R$ 20 e R$40. Tel.: 3052-802.

Dia 31

Woyzeck

A peça mostra, com delicadeza, a queda do jovem soldado Woyzeck na loucura e no assassínio, consequências diretas da opressão que lhe é imposta pela sociedade. Às 19h30, no Theatro José de Alencar. Ingressos: R$ 6 e 12. Tel.: 3452.9000.

Sábados e domingos

Você acredita no impossível?

 Em um show inesquecível, o mágico e Ilusionista Andrew traz ao público, com mais mistério e humor, novos números que desafiam a lógica, além das mágicas já consagradas por ele. No Teatro Sesc Emiliano Queiroz, às 20h. Ingressos: R$3,00 e R$6,00. Tel.: 3452-9066.

Robin Hood
O espetáculo infantil traz a história clássica do jovem arqueiro Robin Hood, que passa a viver como forasteiro na floresta a partir do momento em que decide roubar dos ricos para dar aos pobres. No Teatro Celina Queiroz (Unifor), às 17h. Ingressos: R$10 e R$20. Tel: 3477 3400.

Cinema
 

Dia 3

Somos tão jovens
 

De Marcos Bernstein. Com Thiago Mendonça. Conta a emocionante história da transformação de Renato Manfredini Jr. no ícone da juventude brasileira dos anos 80, o roqueiro Renato Russo.

Segredos de sangue 
De Chan-wook Park. Com Nicole Kidman, Dermot Mulroney, Mia Wasikowska. Acompanha uma adolescente excêntrica cujo enigmático e distante tio retorna para a família após a morte do pai da garota.

Ferrugem e osso
De Jacques Audiard. Com Marion Cotillard, Matthias Schoenaerts. Pai desempregado parte para a casa da irmã em busca de ajuda e conhece Stéphanie, uma bela treinadora de orcas. Ela sofre grave acidente que muda sua vida para sempre.

Em transe 
De Danny Boyle. Com James McAvoy, Rosario Dawson. Leiloeiro de artes se une a uma perigosa quadrilha para roubar uma obra que vale milhões de dólares. Porém, depois de sofrer uma pancada na cabeça durante o assalto, ele não se lembra onde escondeu a pintura.

Dia 10

O último exorcismo parte 2

De Ed Gass-Donnelly. Com Ashley Bell, Andrew Sensenig. A adolescente Nell Sweetzer é encontrada suja e apavorada na floresta após escapar de um ritual em que um demônio a ajudou a dar à luz.

Uma ladra sem limites
De Seth Gordon. Com Jason Bateman, Melissa McCarthy. Homem tem sua identidade roubada por uma mulher. Quando ela começa a se passar por ele, a situação toma um rumo complicado e divertido.

Vendo ou alugo
De Betse de Paula. Com Marieta Severo, Marcos Palmeira. Bisavó, avó, mãe e filha dividem casa luxuosa próxima de favela que não podem mais manter. Durante uma visita começa um tiroteio e todos ficam presos dentro da casa.

Dia 17

O massacre da serra elétrica 3D - a lenda continua

De John Luessenhop. Com Alexandra Daddario, Bill Moseley. Em 1974, uma tragédia atingiu um grupo de cinco jovens, numa pequena cidade do Texas. Embora apenas uma garota tenha escapado, uma criança foi escondida e cresceu sem saber sobre sua verdadeira família.

Finalmente 18 
De Jon Lucas e Scott Moore. Com Justin Chon, Sarah Wright. Jeff vai completar 18 anos e, para comemorar, seus amigos estão preparando a melhora festa de sua vida.

Reino escondido 
De Chris Wedge. Com Josh Hutcherson, Amanda Seyfried. Adolescente é magicamente transportada para um universo secreto, e precisará da ajuda de vários seres místicos para conseguir salvar seu mundo.

Verão em Red Hook 
De Spike Lee. Com Daniel Breaker, De´Adre Aziza. Um garoto chamado Flik é enviado pela mãe para passar férias no Brooklyn com o avô que ele ainda não conhecia, um pastor conservador que deseja a qualquer custo converter o garoto.

Dia 24

Velozes e Furiosos 6
 

De Justin Lin. Com Paul Walker, Vin Diesel. Desde que Dom e Brian dizimaram o império de um chefão da máfia no Rio de Janeiro, sua equipe faturou US$ 100 milhões e nossos heróis se espalharam pelo mundo, mas deixaram suas vidas incompletas.

Inimigos de sangue 
De Eran Creevy. Com James McAvoy, David Morrissey. O criminoso Jacob Sternwood é forçado a voltar a Londres após seu filho se envolver em um assalto que deu errado.

Sem proteção 
De Robert Redford. Com Robert Redford, Shia Labouf. Esse thriller-político baseia-se na história de um ex-militante político procurado pelo FBI há anos, que corre risco de ter a sua verdadeira identidade finalmente desmascarada depois que um jovem repórter vai procurá-lo.

Dia 31

Se beber, não case 3
De Todd Phillips. Com Bradley Cooper, Ed Helms. O espevitado gordinho Alan está internado em um hospital psiquiátrico, e Phil e Stu vão bolar um plano insano para salvar o amigo.

Faroeste Caboclo - O filme 
De René Sampaio. Com Ísis Valverde, Alex Sander. Adaptação da Canção de Renato Russo conta a saga de João de Santo Cristo, desde sua infância no interior da Bahia até sua ida para Brasília onde se envolve com o tráfico.

O casamento do ano 
De Justin Zackham. Com Robert De Niro, Amanda Seyfried. Casal recém-divorciado planeja fingir que estão ótimos para não estragar o casamento de seu filho. Tudo piora quando descobrem que a mãe biológica do filho adotivo pretende ir ao casamento.

Terapia de risco
 De Steven Soderbergh. Com Channing Tatum, Jude Law. Uma mulher começa a se dopar com remédios tentando conter a ansiedade do retorno de seu marido, recém-saído da prisão.

Silent Hill - A revelação 
De Michael J. Bassett. Com Alison Lohman. A jovem Heather Mason passou a vida fugindo, ao lado do pai, de forças que ambos nunca compreenderam. Mas quando seu pai desaparece misteriosamente, ela se depara com uma estranha e terrível realidade.

Amor pleno 
De Terrence Malick. Com Ben Affleck. Um mulherengo em crise viaja até Paris e começa uma relação complicada com uma europeia. O romance começa a deteriorar quando ele se reaproxima de um antigo amor.

Exposição

Caminhando
A exposição do acervo do Centro Cultural Banco do Nordeste é fruto do Grupo de Estudos - Processos de Curadoria com orientação de Cecília Bedê. Visitação até 17de maio, no 2º andar do Centro Cultural Banco do Nordeste. Gratuito. Tel.: 3464-3108.

Portugal Contemporâneo 
A mostra revela, por intermédio da arquitetura, o que há de mais moderno, atualizado e futurista em Portugal. No Hall da Biblioteca da Unifor. Aberta ao público até 22 de maio. De segunda a sexta, das 7h às 21h55, e sábados, 7h30 às 16h25.Tel.: 3477 3319.

Trajetórias
 Acervo de pinturas brasileiras do século XX reunidas pela Fundação Edson Queiroz ao longo dos anos. No Espaço Cultural Unifor, de terça a sexta-feira, das 8h às 20h, sábados e domingos, das 10h às 18h. Gratuita. Tel.: 3477 3319.

Os oito de maio 
Exposição comemorativa ao Dia do Artista Plástico, homenageando artistas plásticos renomados, além de lançar outros oito artistas no mercado. No Shopping Benfica. Visitação gratuita. Tel.: 30448151.

Fotoinstalação 
Exposição de Bernd Bühmann com seus últimos trabalhos. No Sesc Senac Iracema. Visitação gratuita, de seg. à sex. - 8h às 21h / sab. e dom. - 14h às 21h.

Olho de peixe 
Exposição de fotos com lentes Olho de Peixe feitas pelos anos do Ifoto que resultaram em uma revista. Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30), na Galeria Dragão do Mar.

FONTE: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário